Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Como utilizar corretamente a bateria do seu notebook

Qual é a maneira correta de utilizar as baterias dos notebooks? Descarrega-lá completamente ou deixar o notebook sempre ligado à energia? Sempre nos deparamos com várias sugestões de amigos e também com muitos mitos sobre o assunto. Uma correta utilização pode prolongar, e muito, a vida útil da sua bateria.
Toda bateria recarregável tem o chamado ciclo de uso ou ciclo de carga e recarga. Todas as vezes que descarregamos a bateria e tornamos a carrega-la completamos um ciclo. Eles podem ser completos, quando se descarrega a bateria totalmente ou parciais, quando descarregamos e/ou carregamos apenas um pouco.
Segundo o “Handbook of Batteries” vários fatores alteram a vida útil de uma bateria. Os principais são:

  • O método de controle do carregamento (feito pelo circuito do notebook) e eventuais sobrecargas.

  • Temperatura ambiente durante a carga, descarga e armazenamento.

  • O quanto se carregou ou descarregou a bateria e quantas vezes isso foi feito.
Abaixo damos algumas dicas para você maximizar a vida útil de sua bateria.
Não gerencie a carga, pois os notebooks, mesmo os mais antigos, são providos de circuitos inteligentes, que controlam o uso da energia disponível da melhor maneira possível. Quando a bateria está carregada, o circuito interrompe a carga e utiliza somente a energia da rede, evitando que a bateria seja carregada além do necessário, danificando-a.
Nunca use ou guarde seu computador em temperaturas extremas de frio ou calor, pois isso pode prejudicar sua bateria além do próprio notebook. O ideal é operá-lo entre 10 e 35ºC, e se a bateria não estiver sendo carregada no momento, isto é, com a bateria completamente carregada ou equipamento desligado da rede, temperaturas entre 0 e 40ºC são permitidas, embora isso cause diminuição de sua eficiência energética.
Evite descarregar a bateria desnecessariamente, pois a cada ciclo de recarga da bateria sua vida útil é reduzida. Quanto mais descarregada estiver a bateria, maior será o desgaste. Abaixo temos um gráfico que mostra a capacidade da bateria, que é proporcional ao tempo que o computador permanece na bateria, em função dos ciclos de carga e recarga. Em codições ideais, com aproximandamente 1000 ciclos a bateria opera com apenas 80% da capacidade de quando estava nova. Na prática, as baterias têm uma durabilidade que varia entre 500 e 1000 ciclos.

Uma prática errônea e comum é deixar o notebook funcionando na bateria mesmo com uma tomada disponível, deixando a bateria se descarregar completamente e só então ligar o equipamenta na tomada.
Tal prática pode reduzir consideravelmente a vida útil da bateria para menos de um ano. O ideal é deixar, sempre que possível, o equipamento ligado na tomada. Lembre-se de que, se a bateria já estiver carregada, o próprio computador já se encarrega de interromper a carga.
O efeito memória é um fenômeno que acontece principalmente com as baterias mais antigas (NiCd), que, quando são regarregadas sem estarem completamente descarregadas, parecem lembrar que ainda estão com pouca carga, ficando com sua autonomia reduzida. As baterias mais novas, de NiMH e Li-Íon, são muito menos afetadas por esse efeito e portanto não é mais necessário descarregar a bateria completamente antes de tornar a carrega-lá. Tambem não é preciso esperar a bateria se carregar completamente, embora seja um prática saudável que pode aumentar a durabilidade um pouco.
Tomando os cuidados necessários, a bateria do seu notebook pode durar mais de 5 anos, dependendo do modelo e do uso. Uma bateria em bom estado pode valorizar o equipanto ao revende-lô, além de você poder contar com ela quando precisar. Portanto, cuide bem da sua bateria, e siga sempre as instruções do fabricante.
Por
Jonathan Araujo
Administrador de Infraestrutura de TI

Referências:
LINDEN, David. Sealed Nickel-Metal Hydride Batteries. In: REDDY, Thomas B. et al. Handbook of Batteries. Mcgraw-Hill, 1995, p. 33.1-33.28.
On Semicondutor, MC33340D Datasheet, www.onsemi.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário